Para que serve o Seguro de Colheitas?
O Seguro de Colheitas protege os produtores face à ocorrência de fenómenos climáticos adversos que possam afetar as suas colheitas, ao garantir o pagamento de uma indemnização no caso de perdas ou danos que possam afetar as produções das culturas.
Ao contratar o Seguro de Colheitas, os agricultores contratam uma proteção específica e abrangente, face a riscos climáticos imprevistos que podem condicionar o sucesso das suas produções, permitindo a estabilização dos seus rendimentos e assegura a viabilidade e continuidade da exploração agrícola.
Bonificações
A contratação deste Seguro pressupõe uma bonificação decorrente de apoios comunitários para ajuda ao pagamento do prémio do seguro que pode variar entre 60% (no caso de contrato coletivo, seguro na campanha anterior ou jovem agricultor em 1ª instalação) e 57% (se se tratar de um contrato individual sem seguro na campanha anterior).
Quais os riscos cobertos?
- Incêndio com origem em fenómeno climático;
- Ação de queda de raio;
- Granizo;
- Tornado;
- Tromba-d’água;
- Geada;
- Queda de neve;
- Nos cereais e leguminosas a cobertura de incêndio é protegida mesmo que não seja proveniente de um fenómeno natural.
A quem se destina?
Este Seguro é destinado a agricultores, quer se apresentem individualmente ou através de entidades coletivas (neste caso, com um grupo mínimo de cinco agricultores), que sejam titulares dos bens a segurar ou que tenham interesse em segurá-los.
Qual o tipo de apólice a realizar?
Individual: Só um segurado
Coletiva: Quando o tomador é uma entidade coletiva que contrata o seguro de colheitas para todos os sócios ou união de produtores que manifestem intenção de aderir ao seguro. O número mínimo de adesões é de 5 produtores.
Que tipo de culturas podem ser salvaguardadas ?
São 105 tipos de culturas que pode segurar. Clique no botão abaixo e peça-nos uma simulação.